Prefeitos entregam carta que será encaminhada a líderes mundiais durante a COP30
04/11/2025
(Foto: Reprodução) Cerca de cem prefeitos e prefeitas dos 450 maiores municípios do país entregarão, na manhã desta terça-feira (4), uma carta de duas páginas para o representante da Prefeitura de Belém.
A entrega ocorre durante o Fórum Global de Líderes Locais, que reúne prefeitos e governadores de diversos países no Rio de Janeiro, e o documento será levado aos líderes mundiais durante a Cúpula do Clima (COP30), que acontece no Pará a partir da próxima segunda-feira (10).
A carta reúne propostas e pedidos para que novas medidas de combate às mudanças climáticas sejam implementadas nos próximos anos, com foco em ações locais (no âmbito das prefeituras) e políticas que conciliem desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Além da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), participam do evento autoridades internacionais e representantes de cidades americanas, que também discutem cooperação entre governos locais para acelerar a transição verde.
O documento será encaminhado oficialmente à Prefeitura de Belém, sede da próxima conferência climática da ONU. O prefeito Igor Normando, no entanto, não participou do fórum no Rio, tendo sido representado por um integrante de sua equipe.
Prêmio internacional
Durante o evento, será anunciado o resultado de um prêmio internacional que reconhece iniciativas urbanas baseadas em ciência e planejamento para enfrentar os efeitos da crise climática. Ao todo, 26 cidades concorrem, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Paris e Joanesburgo.
A proposta do Rio de Janeiro se destaca com a criação de uma escala de calor no Centro de Operações da Prefeitura, que vai de 1 a 5 e serve como base para alertas e respostas rápidas à população durante ondas de calor extremo.
O sistema permite ações preventivas e emergenciais, como abertura de pontos de hidratação e reforço na assistência social.
Líderes do mundo inteiro se reúnem no Rio para debater emergência climática
Jornal Nacional/ Reprodução
Já São Paulo concorre com a maior frota sustentável do país. São mil ônibus elétricos, que deixam de consumir cerca de 35 mil litros de diesel por ano cada, evitando a emissão de 87 toneladas de gás carbônico na atmosfera.
Joanesburgo, na África do Sul, apresenta um projeto de energia solar para comunidades vulneráveis, garantindo fornecimento estável em meio à crise energética nacional.
Paris, por sua vez, aposta na restrição ao uso de carros e na eficiência do transporte público como estratégia para reduzir emissões e impulsionar a economia urbana.
O Ministério do Meio Ambiente brasileiro também participa do Fórum e anunciou que R$ 3,5 bilhões já foram liberados este ano para projetos municipais voltados à economia de baixo carbono.
Eventos da semana climática no Rio:
Fórum de Líderes Locais da COP30 – Evento oficial da COP30, de 3 a 5/11, no MAM e no Vivo Rio;
Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 – Abertura do Fórum, segunda (3) e terça (4), no MAM e no Vivo Rio;
Earthshot Prize – Premiação climática idealizada pelo Príncipe William, do Reino Unido, quarta (5), no Museu do Amanhã, com ativações no Armazém 3;
Earthshot Week – Ativações ligadas à premiação climática idealizada pelo Príncipe William, até dia quarta (5), no Armazém 3 do Pier Mauá;
Diálogos Locais – Iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, com eventos da sociedade civil, de até dia sexta (7), na Praça Tiradentes e outros pontos;
X, Moonshot Factory – Seminário de tecnologia do laboratório da Alphabet Inc., nesta segunda (3), no Porto Maravalley, hub de inovação no Porto Maravilha.
Veja os vídeos que estão em alta no g1