Demover: qual o significado do verbo usado por advogado e como uso em julgamento liga ex-presidente a golpe
04/09/2025
(Foto: Reprodução) Advogado diz que ex-ministro tentou demover Bolsonaro, e Cármen Lúcia pergunta: 'Demover de quê?'
Após o advogado do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira dizer em resposta à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia que seu cliente tentou demover Bolsonaro de adotar uma medida de exceção, uma discussão surgiu nas redes sociais sobre o uso do verbo.
"Vossa Senhoria por 5 vezes disse que o réu [Paulo Sérgio Nogueira] 'estava atuando para demover o Presidente da República'. Demover de quê?", perguntou a ministra na quarta-feira (3) durante o julgamento da Trama Golpista.
"Demover de adotar qualquer medida de exceção”, respondeu Andrew Fernandes, que representa o ex-ministro.
Demover, significado
g1
No contexto da fala do advogado, o uso do verbo demover está correto, já que foi aplicado no sentido de dissuadir, de fazer mudar de ideia.
De acordo com o Novo Dicionário Aurélio, demover tem origem no latim e é um verbo transitivo direto, que também pode ser bitransitivo, e tem a seguinte sentido:
Tirar ou mudar de lugar; deslocar; remover
Fazer renunciar a um intuito; dissuadir, despersuadir
Afastar, desviar, despersuadir, dissuadir
Com isso, o advogado de Paulo Sérgio Nogueira dá indícios de contradição ao que disse a defesa de Bolsonaro, que declarou que o e-presidente não agiu contra a democracia.
Em seu blog, Andréia Sadi afirmou que a declaração de Fernandes jogou o ex-presidente para o centro da tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.
LEIA TAMBÉM
Você acertaria? Quiz mostra questões do Enem sobre golpes; saiba se julgamento de Bolsonaro pode cair