Decreto inclui Hidrovia do Rio Madeira no programa de desestatização

  • 04/09/2025
(Foto: Reprodução)
Privatização da Hidrovia do Madeira O presidente Lula incluiu a Hidrovia do Rio Madeira, que liga Porto Velho (RO) a Itacoatiara (AM), no Programa Nacional de Desestatização (PND). O decreto publicado na última semana no Diário Oficial da União oficializa a intenção de transferir a gestão do trecho para a iniciativa privada. Siga também o Instagram do g1 RO. 🔎A Hidrovia do Rio Madeira possui uma extensão de 1.075 km. Ela funciona como uma rota para o escoamento de grãos dos estados de Mato Grosso e Rondônia para o mercado internacional. Além disso, garante o abastecimento de combustíveis e produtos em Rondônia. Além do Rio Madeira, o decreto também incluiu no PND as hidrovias dos rios Tocantins e Tapajós. Com isso, o programa passa a abranger mais de 3 mil quilômetros de vias navegáveis que, futuramente, poderão ser concedidas à iniciativa privada. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o objetivo da concessão é garantir o abastecimento em Rondônia, melhorar a infraestrutura, reduzir custos no transporte, facilitar a exportação de grãos e atrair investimentos, além de gerar empregos. Leia também: Rio Madeira fica abaixo dos quatro metros e Marinha determina novas regras para navegação Cheia do rio Madeira afeta mais de 8 mil pessoas em Porto Velho Madeira: conheça o majestoso rio que abastece famílias, gera energia para o país e foi da cheia à seca extrema Veja os principais pontos da concessão: O contrato inicial da concessão da Hidrovia do Rio Madeira terá duração de 12 anos, com investimento previsto de R$109 milhões. Os custos operacionais anuais devem girar em torno de R$38,6 milhões. Para viabilizar o projeto, o governo planeja um aporte de R$561,35 milhões, vindo da venda da Eletrobras. Segundo o governo federal, a concessão permitirá que empresas privadas assumam a operação e manutenção da hidrovia, com investimentos previstos em: Dragagem Sinalização Gestão ambiental Recuperação de terminais Inicialmente, a meta é transportar 13 milhões de toneladas, podendo chegar a até 21 milhões de toneladas. Fases do Projeto Os estudos para a concessão da Hidrovia do Rio Madeira foram apresentados em junho de 2024. Os próximos passos do projeto são: Audiência pública, aberta à sociedade para debater o projeto, receber sugestões e esclarecer dúvidas; Análise do Tribunal de Contas da União (TCU), que avalia a legalidade do projeto; Publicação do edital de concessão; Leilão de Concessão; Assinatura do Contrato. Comboio de 30 barcaças navega o rio Madeira, em Porto Velho Reprodução Transportes Bertolini

FONTE: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2025/09/04/decreto-inclui-hidrovia-do-rio-madeira-no-programa-de-desestatizacao.ghtml


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