Corpos dos estudantes mortos na BR-153 chegam a velório coletivo na UFPA sob aplausos e homenagens
18/07/2025
(Foto: Reprodução) Alunos da UFPA prestam homenagens aos estudantes vítimas do acidente na BR-153
Comovidas, milhares de pessoas receberam, no campus Belém da Universidade Federal do Pará, os corpos dos estudantes mortos no trágico acidente ocorrido na BR-153, em Goiás, na última quarta-feira (16). Corpos dos três alunos da instituição chegaram na tarde desta sexta-feira (18).
A colisão ocorreu no km 2 da rodovia e envolveu um comboio que levava cerca de 140 estudantes que saíram da Universidade Federal do Pará (UFPA) para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Universidade Federal de Goiás. No total, cinco pessoas morreram: três estudantes da UFPA, um motorista que prestava serviços para a instituição; e o motorista que pilotava a carreta.
Quem são as vítimas
A UFPA decretou luto oficial de três dias e montou um ponto de apoio para familiares. O velório também será na instituição.
Ademilson Militão de Oliveira - motorista do micro-ônibus, campus UFPA/Altamira
Leandro Souza Dias - estudante de Farmácia / UFPA Belém
Ana Letícia Araújo Cordeiro - estudante de Pedagogia/UFPA Belém
Welfesom Campos Alves - estudante de Produção e Multimídia/ UFPA Belém
Keyne Laurentino de Oliveira - motorista da carreta
Corredor humano feito por coletivos e movimentos estudantis para receber os corpos dos estudantes
TV Liberal
Velório coletivo
Os corpos das vítimas paraenses foram trazidos até Belém em um avião das Força Aérea Brasileira (FAB). O corpo do motorista da UFPA, Ademilson Militão, foi levado para Altamira. Já os corpos dos universitários foram levados até a UFPA, onde foram recebidos sob aplausos e homenagens para o velório coletivo promovido no Auditório Setorial Básico do Campus Guamá. A cerimônia de despedida, na sua primeira hora, foi reservada apenas aos familiares das vítimas. Depois desse primeiro momento, o espaço ficou aberto a amigos e a integrantes da comunidade acadêmica da UFPA.
Estudantes da UFPA vítimas do acidente em Goiás
Redes Sociais
Em respeito às vítimas, aos seus familiares e ao momento de dor de todos, não será autorizado o acesso da imprensa ao espaço, bem como a realização de imagens dentro do auditório.
Durante a cerimônia, a equipe multiprofissional da Central de Acolhimento da UFPA — formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e pedagogos — e uma equipa da Força Nacional de Saúde estarão disponíveis para atendimento daqueles que estiverem no auditório. Os atendimentos ficarão concentrados no Auditório Setorial Básico Il, para as famílias, e no Setorial Básico |, para o público geral.
motorista Ademilson Militão foi uma das cinco vítimas que morreram no acidente
Redes Sociais
Corpo do motorista foi levado para Altamira
O motorista da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ademilson Militão, que morreu em um acidente na BR-153, em Porangatu (GO), estava em Belém cobrindo férias de um colega quando foi designado para transportar estudantes ao Congresso da UNE, em Goiás. Funcionário da instituição há nove anos e lotado no campus de Altamira, era conhecido pelo profissionalismo e gentileza.
O corpo de Militão chegou ao Pará na tarde desta sexta-feira (18), junto ao dos três estudantes também vítimas do acidente, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que o levará para velório em Altamira.
Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Apoio institucional
A UFPA criou um comitê para acompanhar de perto o caso e prestar apoio às famílias das vítimas. O reitor Gilmar Pereira da Silva informou que o grupo é composto por psicólogos, assistentes sociais e profissionais de saúde.
LEIA TAMBÉM:
Acidente entre carreta, micro-ônibus e ônibus deixa cinco mortos na BR-153
Foto mostra estudantes da UFPA antes de acidente na BR-153
Governador lamenta mortes em acidente com estudantes
Acidente na BR-153 em Goiás
Arte g1